Doha e Bahrain saída em 27/10/2022
Doha: A capital do Catar, por muito tempo não foi um destino turístico muito famoso. Felizmente, a situação mudou muito nos últimos anos. O país, que foi considerado como o mais rico do mundo, vem investindo pesado em turismo e surpreendendo aos seus visitantes. A cidade possui vários museus e galerias de arte muito interessantes. Os melhores museus da cidade são o Museu de Arte Islâmica, o Museu Nacional do Catar e o Museu Árabe de Arte Moderna. A cidade também é conhecida pela quantidade de eventos culturais e esportivos que sedia. Exemplos disso são o Festival Cultural de Doha e o Grand Prix anual de superbikes. Não é a toa que o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo em 2022.
Barein: O país que compreende mais de 30 ilhas do Golfo Pérsico, está no centro das principais rotas comerciais desde a antiguidade. Na sua moderna capital, Manama, o aclamado Museu Nacional do Barein expõe artefatos da antiga civilização Dilmun, que ocupou a região por milênios. Localizado no Golfo Pérsico, o Bahrein fica no centro das principais rotas comerciais do mundo. Além da sua moderna capital, Manama, o país abriga inúmeros pontos turísticos de interesse.
Apresentação no aeroporto Salgado Filho para embarque com destino a São Paulo. Chegada e reapresentação para embarque rumo a Londres.
Chegada em Londres e conexão imediata para Doha. Chegada, trâmites alfandegários e traslado ao hotel. Hospedagem.
Café da manhã no hotel. Em horário oportuno, saída para visitas aos principais pontos turísticos da cidade de Doha. Nosso passeio termina com uma visita ao Museu Islâmico. Após, retorno ao hotel.
Café da manhã no hotel. Manhã livre. À tarde, em horário oportuno, traslado ao aeroporto e embarque com destino a Jeddah. Chegada, trâmites alfandegários e traslado ao hotel para hospedagem.
Pensão completa. Saída para conhecer a cidade, que é porto marítimo de acesso a Meca desde a antiguidade pré-islâmica e permaneceu importante através dos séculos, devido a sua posição estratégica em relação àquela cidade. Aqui encontramos a Porta de Meca, um importante marco para os peregrinos muçulmanos. Início das visitas a Jeddah, incluindo o centro histórico al-Balad, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e a Casa Nasseef, local de residência do Rei Abdulaziz quando visitava a cidade. Continuação das visitas, com destaque para o Portão da Cidade - marcando a entrada norte -, o minarete da mesquita Hanif, a mesquita Al Shafee, o Souk Al Alawi e o mercado do peixe. Visita ainda ao Museu Abdul Raouf Khalil, um rico exemplar da herança cultural islâmica, que alberga 2.500 anos de história da região de Jeddah, desde a época pré-islâmica e civilizações pré-modernas até o rico patrimônio cultural islâmico. Retorno ao hotel, com tempo livre e pernoite.
Café da manhã no hotel e dia livre.
Pensão completa. Continuação das visitas a Jeddah, com destaque para a área da Corniche, onde se situam diversas esculturas contemporâneas que se alinham nas amplas vias pedestres por aproximadamente 30 km, dentre elas trabalhos do artista britânico Henry Moore e do espanhol Joan Miró. Visita à mesquita de Al Rahma, assentada em palafitas, que parece flutuar no Mar Vermelho. Almoço. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Medina. Chegada, recepção e traslado ao hotel.
Café da manhã e saída para visitas a uma das cidades mais sagradas para o mundo islâmico. Medina, com seus inúmeros minaretes e lojas em torno de seu principal marco turístico: a Mesquita do Profeta (não permite visitação). Visitaremos a Montanha Sela, área da Batalha da Trincheira, e algumas mesquitas onde são permitidas visitas.Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Tabuk. Para quem vinha do norte, Tabuk era um dos acessos ao interior da Arábia, achando-se mencionada na geografia de Cláudio Ptolomeu como “Tabawa”, no séc. II d.C. Aqui visitamos o Castelo de Tabuk, com uma longa história associada à defesa da região e dos peregrinos vindos do norte para participar no “haje” anual. Datado de 1559, é atualmente um museu que abriga artefatos históricos do Período Otomano. Destaque ainda para a Mesquita do Profeta, associada à crença segundo a qual o nono capítulo do Alcorão tenha sido revelado ao Profeta enquanto ele estava aqui, sendo por isso um local com especial significado para os muçulmanos. Passaremos pela estação de trens de Hejaz, uma linha de caminho de ferro que ligava outrora Damasco a Medina e que tinha como objetivo principal facilitar o acesso às duas cidades sagradas, Medina e Meca. O início de sua construção foi em 1900, alcançando Medina em 1908, com uma extensão de cerca de 1600 km. Porém, o trecho até Meca acabou por nunca ser concluído. Jantar incluído.
Pensão completa. Saída para o Oásis de Tayma, no extremo ocidental do Nefud. Este oásis encontrava-se situado numa importante junção das rotas de caravanas que atravessavam a Península em direção ao Levante e à Mesopotâmia. Visita, com destaque para o poço Haddaj, com seu sistema tradicional de elevação de água, e às ruínas de Qasr al-Hamra, datadas dos séculos VII-VI a.C. Continuação para Al Ula, um oásis localizado na província de Medina. Na Antiguidade, a importância de Al Ula devia-se a sua situação estratégica na rota do comércio do franco-incenso entre a Arábia e os grandes centros urbanos do mundo mediterrâneo. Na chegada, visita à Rocha do Elefante, formação rochosa famosa pela sua semelhança com um elefante. Continuação até o hotel para pernoite.
Pensão completa. Partida para o sítio de Medain Saleh (al-Hijr), classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, onde visitaremos os quatro núcleos de monumentos funerários nabateus. Tal como em Petra, estes 131 túmulos monumentais escavados na rocha refletem o estilo eclético da arquitetura dos nabateus, com influências egípcias, mesopotâmicas e helenísticas, reflexo da natureza cosmopolita da sua cultura e dos seus contatos internacionais. Destaque para Al Khuraymat, com alguns dos túmulos melhor preservados do sítio; o Poço Nabateu, um dos mais conhecidos do complexo de 16 km2; os túmulos Al Mahajar, dos mais antigos de Medain Saleh; Al Diwan, onde se localiza o Siq, estreita passagem entre a face de duas rochas com 40m de largura e um dos símbolos do complexo; e Qasr Farid, um dos túmulos mais impressionantes por ser um enorme monólito. Destaque ainda para a estação de trens construída em 1907, composta por 16 edifícios. Regresso a Al Ula para pernoite.
Pensão completa. Visitas à cidade de Al Ula, destacando-se as ruínas de casas de adobe e ruelas de terra batida “Mud Village”, local onde antigamente as pessoas desta região viviam. Destaque para o Forte criado para proteger a antiga cidade, com uma localização privilegiada sobre todo o vale. Visita também ao mirante de Al Ula, uma paisagem cênica e lunar varrida pelo vento, com uma vista de cortar a respiração sobre todo o vale. Cercado por majestosas montanhas de rocha vermelha que desaparecem no horizonte, mais parece uma tela de uma pintura. Visita à área arqueológica de Dedan, capital do antigo reino, o qual possuía este nome nos séculos VII-VI a.C., antecessor da atual Al Ula; foi um reino altamente organizado, que desempenhou um papel cultural e econômico crucial na região noroeste da península Arábica. Visita à necrópole, cujos túmulos são datados aproximadamente do século V a.C. e às famosas esculturas de leões, um exemplo da influência mesopotâmica. Saída para Ha’il, capital da província com o mesmo nome; a cidade está localizada na antiga rota do haje, do qual derivava a sua prosperidade, e é a terra natal de Hatim al-Tai, o famoso poeta pré-islâmico da tribo Tayy.
Pensão completa. Saída para o oásis de Jubbah, localizado cerca de 100 km a norte de Ha’il, onde teremos a oportunidade de explorar conjuntos de petróglifos (gravuras rupestres) pré-históricos gravados no afloramento rochoso do Nefud, classificados, juntamente com a área de Jebel Umm Sanman, como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Regresso a Ha’il. Visita ao Forte Airif e à Fortaleza Qishlah, em arquitetura tradicional, construída em adobe nos anos 1940 pelo governador saudita Abdul-Aziz bin Musa’ad Al Saud. Em horário oportuno, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Riad, capital do Reino da Arábia Saudita. Chegada ao Aeroporto Internacional de Riad, recepção por nosso representante e traslado ao hotel para pernoite.
Pensão completa. Partida para Al-Diriyah, classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Al-Diriyah possui edifícios históricos que foram recentemente alvo de um projeto de conservação e restauro. Regresso ao centro de Riad, onde visitaremos os pontos de maior interesse da capital saudita, incluindo o Museu Nacional da Arábia Saudita, localizado no Centro Histórico Rei Abdulaziz, que inclui o Palácio Murabba, cujo extenso acervo museológico retrata os diferentes períodos arqueológicos e a história da Península Arábica desde a pré-história até a formação do Reino. Subida à Kingdom Tower Brigde, um arranha-céu situado no centro de Riad, com uma altura de 302 metros e que proporciona uma excepcional vista panorâmica sobre a cidade. Terminaremos o dia com uma incursão no Souq Dira, um típico mercado com tapeçarias, antiguidades, roupas e adereços tradicionais. Retorno ao hotel.
Café da manhã no hotel. Dia livre.
Pensão completa. Saída para Al Hafuf, situada no oásis de Al-Ahsa, o maior oásis do mundo, com mais de 1,5 milhão de palmeiras, declarado em 2018 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visita, com destaque para a Montanha Al Qarah e suas cavernas, um tesouro arqueológico, histórico e cultural. Incursão ao tradicional mercado Qaisariah, um dos mais famosos do Reino da Arábia Saudita, não só pelas características arquitetônicas, mas também pelo importante papel que desempenha na economia da região, e ainda ao Palácio Ibrahim, obra-prima do período otomano e antigo quartel turco.
Após o almoço, partida para o Bahrain, com travessia pela Ponte do rei Fahad, um sistema único de pontes e viadutos, com um comprimento de cerca de 25 km, ligando Khobar, na Arábia Saudita, ao arquipélago do Bahrain. Continuação para o centro da capital, a cidade de Manama. Visita panorâmica. O país é um arquipélago do Golfo Pérsico, independente do Reino Unido desde 1971, com destaque para as suas baías e edifícios modernos, como o Teatro Nacional. Visita ao Forte do Bahrain, construído pelos portugueses no século XVI. Tempo livre no Manama Souk, o mercado típico da cidade.
Dia 12/11/22 Sábado - MANAMA:
Pensão completa. Início das visitas pela Mesquita Al-Fateh, uma das maiores mesquitas do mundo e principal lugar de culto de Bahrain, com capacidade para 7.000 pessoas. Construída em honra ao fundador da moderna Bahrain, Sheik Ahmed Bin Muhammad Bin Khalifa. Continuação para a parte antiga da cidade, Al Muharraq, uma verdadeira joia do passado do Bahrain. Após o almoço, visita ao Museu Nacional do Bahrain, um prédio moderno em frente ao mar e que alberga cerca de 6.000 anos de história do país, percorrendo costumes e tradições, onde se evidencia a influência asiática e os artefatos arqueológicos da época Dilmun.
Dia 13/11/22 Sábado - MANAMA:
Café da manhã e dia livre. À noite, em horário a ser determinado, traslado ao Aeroporto para embarque com destino a Londres.
Dia 14/11/22 Domingo - MANAMA/LONDRES/SÃO PAULO:
Saída prevista às 02h15min, com chegada em Londres às 06h50min. Tempo de espera e reembarque às 21h10min para São Paulo.
Dia 15/11/22 Segunda - SÃO PAULO/PORTO ALEGRE:
Chegada prevista às 06 horas, trâmites alfandegários e, às 09h40min, embarque para Porto Alegre.
Dia XX/XX/XX Terça - DALI:
Café da manhã Buffet e almoço. Saída para visitar Chongsheng ou o Templo dos Três Pagodes, um dos mais belos templos do país e o verdadeiro orgulho de Dali. Sua construção data do século IX. Almoço no local e passeio pela antiga cidade de Dali, percorrendo-se ruas de paralelepípedos, cercadas por uma muralha que é acessada através de quatro grandes portões. Retorno ao hotel e pernoite.
CIDADE | HOTEL | Serviços |
---|---|---|
DOHA | Centro Capital Hotel | Café da manhã |
JEDDAH | Crowne Plaza Jeddah | Café da manhã e jantar ***No dia livre, somente café da manhã |
MEDINAH | Anwar Al Medinah Movenpick | Café da manhã e jantar |
TABUK | Hilton Garden Inn | Café da manhã e jantar |
AL ULA | Sahary Resort | Café da manhã e jantar |
HA’IL | Millennium | Café da manhã e jantar |
RIAD | Hollyday Inn Olaya | Pensão completa ***No dia livre, somente café da manhã |
AL HAFUF | Garden Plaza | Café da manhã e jantar |
RIAD | MANAMA | Café da manhã e jantar *** No dia livre somente café da manhã |
NÃO ESTÃO INCLUÍDOS
• Parte aérea
• Refeições não mencionadas no programa
• Bebidas
• Licença para fotografar e/ou filmar em áreas públicas e/ou privadas sempre que necessárias
• Perdas ou despesas devido a imprevistos, como cancelamento de voos e ferries, doença, acidentes, bloqueios de estradas, intempéries etc.
• Taxas e impostos hoteleiros locais
• Vistos e e respectivas taxas
• Qualquer item não mencionado como incluso
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para brasileiros, passaporte com validade mínima de 06 meses, visto e certificado internacional de vacina para febre amarela e seguro de viagem.
VOOS INTERNOS DOMÉSTICOS OU INTERNACIONAIS / BAGAGENS
A regra de bagagem despachada para esta viagem é de uma mala de até 23kg por passageiro, independente da regra da Cia aérea e da classe comprada pelo passageiro. Passageiros com excesso de bagagem devem se responsabilizar pela sua bagagem extra. Na hipótese de excesso de bagagem, terá que pagar as sobretaxas devidas e cobradas pelas empresas contratadas.
Cadastre seu e-mail e seja avisado sobre nossas publicações, além de receber dicas e informações, sobre viagens e turismo nacional e internacional.